terça-feira, junho 20, 2006

Avaliador de bens móveis

O AGENCIADOR DE OBRAS DE ARTE,pode ser tambem considerado com um Avaliador de bens móveis.
Seria o profissional responsavel pela avaliacao de arte e antiguidades,em alguns casos,extendendo se para avaliacao de joias.
Na verdade,dentro da lei,existem muito poucos profissionais habilitados.
Muitos outros ,assumem o papel deste profissional ,especialissimo ,de forma, na maioria das vezes,ineficiente,e imprecisa.
Na maioria das vezes,sao senhores proprietarios de um comercio de arte,um mero gerente administrativo.Como tambem leiloeiros,figuras de comercio,habilitados pelas Juntas Comerciais Estaduais,para apregoar,as mercadorias,via leiloes,sem qualquer entendimento de arte,cultura,ou mesmo
formacao educacional superior.
Sendo assim, de certa forma, somos parcialmente coniventes com estas praticas erroneas do Mercado de Arte.Pois em nome da Cultura,muitas vezes socorremos em opinioes tecnicas profissionais,a Leiloeiros,Antiquarios,Museologos,Proprietarios de Galerias,que se encontram em dificuldade,para avaliar uma Obra de Arte.Mas,fazemos este indicamento de processo de avaliacao,para estes "maus" profissionais,por que na outra ponta existe geralmente um particular,que em momento dificl,nescessita na maioria das vezes, de uma resposta rapida, para eventuais solucoes, para seus problemas emergenciais.
Na verdade,nem as principais instituicoes,financeiras do pais,tem em seu quadro profissionais gabaritados.
No meu caso,ja tive que por diversas vezes,auxiliar (modo delicado de falar,ja que eu fiz tudo) avaliacao de avaliadores do BANCO do BRASIL,da Caixa Economica Federal,como de outras importantes instituicoes financeiras,em muitos casos notorios,de garantias de contratos finaceiros,e liquidacao de dividas trabalhistas,sem receber qualquer onus de competencia pelo trabalho feito.
Um dos maiores patrimonios do Agenciador de Obras de Arte e avaliador de bens moveis,sera sempre a sua cultura geral e sua biblioteca pessoal de consulta.Nao existe avaliacao segura so com os dados que armazenamos na memoria.Nescessitamos rever nossos dicionarios,anuarios,e mesmos livros doutrinarios,para obedecermos um curso dentro de um processo investigativo qualquer.Existe no Brasil,nada menos que mais de 10.000 nomes,historias,importancias,relevancias,de artistas,artezaos,e artifices,ligados ao Mercado de Arte Nacional.E mais 40 ou 80.000,da mesma forma,espalhados pelo mundo.E mais uns 20.000 sem qualquer referencia indicativa pessoal.Sendo assim,em numeros inexatos,estariamos falando de cerca de 110.000 artistas pelo menos.Que profissional seria capaz de armazenar corretamente dez por cento deste numero ,em informacoes,com profissionalismo pertinente.Nenhum.
Por tudo,deixo patente,que grande parte de meus prestimos profissionais,sao
avaliador por um arduo processo investigativo,em minha biblioteca pessoal,que hoje conta com mais de 1000 titulos sobre arte brasileira e internacional.Muitos deles rarissimos,em edicoes esgotadas a mais de 100 anos,adquiridos a alto custo.
Infelizmente estes titulos de arte,estes livros especificamente de arte,nao sao encontrados em nenhuma biblioteca publica.Pode sim,encontrar um ou outro livro de arte de edicao recente,e de carater ilustrativo.Nunca encontrei em nenhuma delas,livros profissionais,com informacoes precisas,que pudesse,de alguma forma,ajudar constitutivamente dentro de algum processo investigativo a cerca de um bem a ser avaliado.Sendo assim,opto pela pesquisa dentro de minha propria biblioteca,que em algumas vezes,retoma o infeliz papel de imprecisa,nao me auxiliando muito.Assim sendo,arquivo temporariamente os indicios encontrados,ate reecontrar outro caminho a
seguir, doravante,o mesmo processo investigativo.
Digo este paragrafo acima,por conta de deixar patente,que nem sempre,temos todas as respostas certas e rapidas,dentro de um processo investigativo de avaliacao.Alguns processos podem levar alguns meses,ou mesmo anos.Da mesma forma que muitos deles podem se iniciar no Brasil e so terem sua confirmacao dentro dos paises de origem.E nem sempre ocorrem dentro,ou por intermedio das renomadas Casas de Leiloes Internacionais,que comumente vemos nas midias.
Muitas vezes,a corfimacao acontece com eruditos anonimos de certas especilidades bem especificas,mas nitidamente acatadas pelo Mercado de Arte Internacional.
Outro dado muito relevante,dentro de qualquer processo investigativo de avaliacao de um bem de arte ocidental,seria a compreensao e o profundo conhecimento da Religiao.
Sim,parece absurdo o que falo inicialmente.
Mas falo da religiao catolica principalmente,ja que durante alguns seculos,e ate o inicio do seculo passado,tinha um papel de critica e administracao opressora plena de tudo que podia ser exibido ou executado em Arte,dentro dos cannones legais do Clero,parte fundamental dos Estados,sob pena de excomunhao,carcere privado,e mesmo morte.Sendo assim como nao podemos falar em cultura,sem a compreensao da intituicao Igreja,nao podemos entender nada em arte se nao tivermos um compreensao erudita sobre a historia da Igreja,que tambem,por muitos seculos,foi o grande e unico mecenas da producao artistica ocidental.